Título: Uma proposta e nada mais
Série: Clube dos Sobreviventes # 1
Autora: Mary Balogh
Editora: Arqueiro
Páginas: 272  /  Ano: 2018
Descriçao: Após ter tido sua cota de sofrimentos na vida, a jovem viúva Gwendoline, lady Muir, estava mais que satisfeita com sua rotina tranquila, e sempre resistiu a se casar novamente. Agora, porém, passou a se sentir solitária e inquieta, e considera a ideia de arranjar um marido calmo, refinado e que não espere muito dela. Ao conhecer Hugo Emes, o lorde Trentham, logo vê que ele não é nada disso. Grosseirão e carrancudo, Hugo é um cavalheiro apenas no nome: ganhou seu título em reconhecimento a feitos na guerra. Após a morte do pai, um rico negociante, ele se vê responsável pelo bem-estar da madrasta e da meia-irmã, e decide arranjar uma esposa para tornar essa nova fase menos penosa. Hugo a princípio não quer cortejar Gwen, pois a julga uma típica aristocrata mimada. Mas logo se torna incapaz de resistir a seu jeito inocente e sincero, sua risada contagiante, seu rosto adorável. Ela, por sua vez, começa a experimentar com ele sensações que jamais imaginava sentir novamente. E a cada beijo e cada carícia, Hugo a conquista mais – com seu desejo, seu amor e a promessa de fazê-la feliz para sempre.



Resenha

Uma Proposta e nada mais é o primeiro livro da série Clube dos Sobreviventes escrito pela Mary Balogh e foi publicado aqui no Brasil em março pela Editora Arqueiro. O livro conta a história de Gwendoline Grayson e Hugo Emes.

Gwendoline Grayson, lady Muir, fora passar um mês na residência da Sra. Parkinson. Vera escreveu uma carta para Gwen pedindo para lhe fazer uma visita por causa que o seu marido faleceu e ela estava com uma tremenda tristeza pela falta que ele faz e por não querer ficar tão sozinha como ela estava em um momento como esse. Gwen também é uma viúva após seu marido, um Visconde falecer, então aceita o convite de sua amiga.
Gwen sabia como era a dor, a exaustão e a solidão que se seguiam à morte de um cônjuge.
Após uma briga com Vera, Gwen caminhava pela praia e em meio a um devaneio de pensamentos ela tropeça e machuca seu tornozelo, e é então que ela conhece Hugo. Inicialmente Gwen imagina que o homem é o Duque de Stanbrook, o dono das terras por qual ela caminhava, ela já havia recebido avisos para se manter afastada do homem cruel por causa dos boatos de que ele levou a sua própria esposa a morte. Mas para a sua grande surpresa o homem se apresentou como Lorde Trentham, um convidado na casa de Stanbrook. Machucada, Hugo ajuda a moça a carregando até a casa de seu amigo. Gwen não queria ficar em dívida com o Duque e nem com o Lorde Trentham, mas ao ser analisada pelo médico, descobrem que ela deverá permanecer de repouso por uma semana e sua amiga, Sra. Parkinson faz com que a moça fique na residência do Duque durante este tempo, praticamente fechando as portas para ela. Sem opções, Gwen aceita o convite cortês do Duque e passa a semana em Penderris, onde no momento se encontra um grupo de amigos que se denominam como o Clube dos Sobreviventes, pessoas que foram para guerra e perderam algo. O clube é formado por Ralph, Conde de Berwick; Vincent, Lorde Darleigh; Sir Benedict Harper; Imogen, Lady Barclay; Flavian, Visconde de Ponsonby; George, Duque de Stanbrook e Hugo, Lorde Trentham.
Sofremos neste lugar. Nós nos curamos neste lugar. Desnudamos nossas almas uns para os outros. [...] Uma vez por ano, porém, voltamos para recuperar nossa integridade ou para nos fortalecermos com a ilusão de que estamos inteiros.
Com a sua estadia na residência, Gwendoline e Hugo desfrutam da companhia um do outro, e ao decorrer do tempo nasce uma atração entre eles. Hugo precisa de uma esposa e está em busca de uma, porém ele não quer se casar com Gwen e nem ela própria quer um pedido dele. Então, quando por fim sua estadia em Penderris chega ao fim, Gwen parte sem nenhuma promessa de relacionamento ou encontros marcados. Mas quando ela menos espera, Trentham bate em sua porta e pede para que ela seja a madrinha de sua irmã que deseja debutar nesta temporada e isso só faz com que Hugo e Gwendoline se aproximem ainda mais.

Gwendoline Grayson, é uma viúva há 7 anos e se culpa pela morte do marido. Durante todos esses anos ela não pensou em voltar a se casar e nunca sentiu uma atração significativa e intensa por qualquer homem. Ela é uma mulher de 32 anos segura de si e suas opiniões, não é por causa de um rosto bonito que ela perde suas convicções e que irá correr para os braços do Trentham. Ela não precisa e nem deseja um novo casamento.
Mas e a solidão? Por quanto tempo ficaria à espreita, esperando o momento certo para o ataque? Sua vida era mesmo tão vazia quanto parecia naquele momento?
Hugo Emes recentemente recebeu a herança de seu pai, para sua surpresa. Apesar de não possuir título de nobreza seu pai possuía uma renda respeitável, seu título de Lorde veio quando Hugo serviu ao exército e teve êxito em uma missão suicida, um feito que raramente era realizado. Por suas proezas na época de seu alistamento, Hugo é alguém famoso no meio dos nobres apesar de ser bem reservado sobre isso e evitar comparecer a eventos da sociedade. Trentham é alguém que não hesita em perguntar o que deseja saber e muitas vezes não mede suas palavras o que o leva a ser sempre bem direto durante conversas.
Era bela, elegante, bem-vestida, segura de si e encantadora. Tudo o que uma dama deveria ser. E ela o atraía, o que o incomodava.
O livro como um todo tem um ritmo agradável e delicioso. Ambos os personagens são maduros e não jovens que se deixam levar pela paixão e atração carnal. Ambos têm suas obrigações e vidas próprias, sabem o que querem e são sempre firmes em suas convicções. Esta história não é um conto de fadas e nem um romance repleto de momentos com juras de amor e aquele fogo existente entre os personagens. Nesse livro você vai encontrar duas pessoas maduras que não se deixam levar e que não se esquecem das consequências, esse é um romance entre duas pessoas que vão se conhecendo e respeitam a vontade um do outro e que esperam que ambos estejam de acordo com cada situação que se passe entre eles, nenhum deles impõe nada ou exige algo, é tudo consentido e de certa forma delicado.

Devo admitir que depois de ler tantos romances ferventes, pessoas cometendo loucuras, beijos roubados e todas essas coisas, esse livro me deu uma sensação de leveza e conforto. E isso foi um sentimento um tanto quanto inovador para mim, um sentimento que espero poder sentir mais vezes.
Ou se enfrentava o desafio ou se fugia dele. Ou se era um herói ou um covarde. Ou se era um sábio ou um tolo. Um homem cauteloso ou imprudente. Haveria resposta para alguma coisa nessa vida?
Este foi o meu primeiro contato com a autora Mary Belogh e me encantei com a sua escrita que torna a história tão fluída. Literalmente comecei este livro e não levantei até terminá-lo, então espero poder ter o prazer de desfrutar de outros livros da mesma.




Capa e Diagramação


Sabe aquele livro que você tem gosto de ter em mãos? Esse foi o caso com esse. A Editora Arqueiro caprichou extremamente na diagramação, a capa está delicada, os desenhos nas primeiras páginas me fizeram literalmente babar e não encontro nenhum erro na revisão. Tudo estava perfeito e espero que a Editora mantenha esse padrão nos romances de época, que para mim a Arqueiro é a realeza no quesito romance de época.

 

15 Comentários

  1. Own, adorei sua resenha principalmente sobre o sentimento que o livro te deixou. Já li outros livros da autora e gosto da ecritadela e de como ela leva os romances. Estou doida para conhecer essa série.
    Bjs
    Tell me a Book

    ResponderExcluir
  2. Oiiii,

    Hoje sou mais apaixonada pela Mary Belogh do que por qualquer outra autora do gênero! A escrita dela é completamente fluida e prende a gente de uma forma assustadora! Eu estou louca para ler Uma Proposta e nada mais, porque tenho certeza que será uma obra leve e apaixonante.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Um romance de época diferente do que estou habituada, por conta dos personagens mais maduros, mais contidos com suas paixões. Acredito que sentiria a mesma leveza e conforto em relação a isso. Quero muito ler, vamos anotar a dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna!

    Tem uma ou duas semanas que venho devorando romances de época sem parar então fiquei bem entusiasmada com a sua dica.

    A princípio o livro não chamou a minha atenção (já o conhecia por causa do post de lançamentos mensais do blog), mas depois de saber um pouco mais sobre ele e sobre suas impressões fiquei animada.

    Gostei de saber que ele é um tanto mais "calmo" por assim dizer, não que eu tenha qualquer problema com as cenas eróticos dos romances de época, mas realmente é uma coisa que parece um tanto absurda.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, ótima a sua resenha. Amo romances de época e obviamente estou curiosíssima para ler ele. Achei super interessante termos personagens um pouco mais maduros.

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu já li alguns livros da autora, e a narrativa é ótima!
    Ainda não iniciei a leitura desse livro, mas será um dos próximos que vou pegar para ler. Adorei as suas impressões sobre a história, e fiquei bem curiosa para conferir.
    uma ótima dica!
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oi! Gosto muito de romances de época e estou muito ansiosa para ler esse livro, apesar de não ter gostado da capa eu adoro a autora e sei que vale muito a pena. Me encantei com a autora em Os Bedwyns e já falaram que essa não fica para trás.
    Bjoxx ~ http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada desta autora, apesar dela ser uma das mais populares do gênero. Mas sei que em breve conhecerei sua escrita porque depois desta resenha, fiquei bem empolgada em ler este livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li nada da autora, mas já fiquei interessado pelos detalhes em destaque na resenha. É legal mostrar um relacionamento construindo a partir de pessoas amadurecidas e com um cenário tão envolvente. Eu gosto de romances de época e essa edição parece mesmo estar perfeita, aliás suas fotos também estão lindas. Parabéns.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Apesar de gostar muito de romances de época, não tive ainda nenhum contato com a escrita da Mary. Achei a sua resenha muito interessante por ser a primeira que eu leio sobre essa obra que aparentemente veio para surpreender os leitores do gênero, né? Achei muito legal o fato de que os protagonistas são mais adultos e responsáveis, da uma ideia de realidade a mais para a época na minha concepção.
    Confesso que a capa não me agradou muito, mas aa edição está linda!

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bruna!
    Gostei muito da escrita da Mary, por enquanto só li Uma proposta e nada mais, mas acho que sua consistência de narrativa é bastante satisfatória. Achei que o romance entre os personagens foi desenvolvido de forma boa e de acordo com as personalidades que nos são apresentadas, os personagens serem mais velhos também é um ponto a favor... então no geral é uma boa leitura mesmo!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Amei sua resenha,ainda não li livros de romancebo onde os personagens são um pouco mais maduros, então irei ler esse para ver se gosto.
    Você explica tudo bem direitinho o que é fácil de entendeR.

    ResponderExcluir
  13. Olá, vi a sinopse desse livro no panfleto de lançamentos do mês da Arqueiro, mas um outro livro disponível, um suspense, chamou mais minha atenção haha na realidade, nunca tive contato com romances de época e não gostaria de começar já com uma série. Acho melhor experimentar livros únicos primeiros pra ver se realmente me cativa. Mas de fato, a Arqueiro é mestre em publicação de romances de época, um dia consigo escolher algum para conhecer esse gênero.

    https://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Estou no início desse livro e já estou apaixonada pelo clube dos sobreviventes,isso é possível? rs É por essas e outras que amo os livros da Mary! Já quero conhecer esse romance mais maduro entre os personagens, que trazem um ar diferente dos romances de época que estamos habituados a ver. Mal posso esperar para finalizar a leitura! Amei sua resenha! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Estou com esse livro para ler, nas próximas semanas. E eu AMO a Mary. Acompanhei a série dela Ligeiramente com muita paixão, fiquei apaixonada nessa capa, to ansiosa para concluir e me apaixonar por mais um romance tão perfeito como só ela sabe criar. Adorei sua resenha, to quase furando fila. Beijos

    ResponderExcluir