Amar é afogar-se com os próprios sentimentos e continuar respirando.Tudo o que acontece aqui dentro é uma seleção de crônicas sobre o amor em seus diversos estágios, sobre aprender com as experiências da vida... trata-se de um tipo de testamento das coisas do coração. É também um romance narrado pelas memórias de quem as viveu, por cartas que deveriam ter sido rasgadas, registros dos sentimentos pessoais de quem revelou bem mais de si que a maioria de todos nós. Uma das coisas mais bonitas é a maneira com que vamos enfeitando a alma enquanto esperamos alguém chegar "São cartas que escrevi enquanto ainda sentia a ferida arder. Os momentos felizes e os dias em que pensei que não iria aguentar”.Júlio tem um dom. Ele consegue exprimir sobre sentimentos com muita beleza e, ao compartilhar em escritos, permite que nós também possamos nomear o que muitas vezes sentimos e ficamos de algum modo aflitos, por não compreender. É o momento em que o nosso coração encontra a paz. Ele transforma o grito preso nas gargantas em literatura. São linhas que costuram o aprendizado sobre amor com o olhar de uma geração.
Romance • Crônicas • Editora Faro Editorial
192 páginas • 2018


Resenha

Tudo Que Acontece Aqui Dentro foi escrito pelo autor Júlio Hermann e publicado pela Faro Editorial. Este livro é uma coletânea de crônicas que abordam temas como amor de uma forma bem sincera e direta. A maestria do autor ao escrever cada texto foi divina. Em cada carta eu me via presa em suas palavras e sentimentos transmitidos. O livro todo é voltado ao relacionamento e as suas fases, desde o primeiro encontro até a despedida. Júlio de fato descreve em palavras tudo o que acontece aqui dentro nestes momentos.




Apesar de ter dezenas de crônicas neste livro, nenhum deles é repetitivo ou cansativo. Na verdade, é um livro que você começa e não quer parar, eu estou escrevendo essa resenha, mas já pensando em quando terei tempo livre para relê-lo. Esse foi o tanto que amei a obra.

Até pensei em colocar Caetano para tocar, só para ver se os teus gostos combinavam com os meus ou você gostava da melodia, só para ver se encontrava uma justificativa lógica pra te encaixar na minha vida.


Em Desculpa se estraguei o início da história pra você, o autor fala sobre a saudade, o fato de mentirmos e falarmos que estamos bem e todas aquelas coisas não ditas para a pessoa que amamos. Quem nunca deitou a cabeça no travesseiro e se encheu de lembranças e pensou em coisas que gostaríamos de ter falado ou feito? Eu sei que isso já aconteceu muito comigo. Diversas horas de sono perdidas em meio a pensamentos.
Talvez eu tenha essa mania de romantizar tudo, não sei, mas acho que você me entende. Pelo menos uma vez você disse que entendia.
Hoje somos só eu e a solidão é quando as atitudes do nosso parceiro demonstram que tem alguém mais e por fim percebemos isso. É como se rasgassem o nosso peito e temos a sensação de estarmos em um pesadelo. É fingir que tudo está normal quando não está.

Agora um dos meus favoritos foi: Hoje eu acordei um pouco mais meu, aqui ele fala que nos fixamos tanto em alguém que acabamos esquecendo de viver como queremos e como somos. Nós fazemos o máximo esforço para sermos o ‘super-herói’ de alguém, mas não fazemos isso por nós mesmos. E verdade seja dita, isso acontece bastante quando estamos num relacionamento. Fiz isso uma vez de doar tudo de mim e ser o melhor para a pessoa e fazer o melhor por ela que esqueci de mim, e quando terminou eu fiquei pensando “Eu botei tanto esforço naquela pessoa, mas nunca fiz nada disso por mim mesma.”
Falta um pouco de sinceridade consigo mesmo. Todas as coisas pelas quais passamos são parte daquilo o que somos hoje.
O livro todo é assim, tem textos que você se identifica e revive o sentimento daquele momento. Este tipo de leitura normalmente não é o meu habitual ou a minha preferência, mas livro bom não tem gênero. Foi uma obra que apreciei a cada página e espero poder ter o grande prazer de desfrutar mais livros deste autor.
Talvez você seja a pessoa da minha vida agora. Talvez eu não seja da sua.

Eu gosto muito da diagramação da Faro Editorial, para mim essa editora é excepcional em suas publicações, mas eu posso dizer com toda certeza que a editora ultrapassou a perfeição nesse livro. O livro inteiro é repleto de detalhes magníficos, amei o fato de ter música a cada carta pois eu apreciei cada texto com calma e atenção e colocar a música ao fundo me fez poder desfrutar da escrita do Júlio Hermann ainda mais. Valeu muito a pena e deixou tudo mais prazeroso. Além de que fui apresentada a músicas maravilhosas que ainda não tinha tido o prazer de escutar.






Certa vez me disseram que amar não valia a pena.
Mas se não fosse por amor, eu e este livro não existiríamos.

- Júlio Hermann.

15 Comentários

  1. Oi Bruna, que fotos lindas!!! Parabéns! Acho que é sempre bom a gente ler coisas diferentes, faz muito tempo que não leio coletâneas de crônicas e gostei de saber que não são repetitivas. Gostei da proposta do livro.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu não conhecia esse livro, e apesar de não saber se leria, achei interessante o livro ser crônicas sobre o amor, e suas alegrias e tristezas que vêm acompanhados dele.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que livro lindo, muito bonito o trabalho da equipe de diagramação. Já havia ouvido falar sobre esse livro, mas jamais havia o visto por dentro; fiquei encantada. Tenho vontade de lê-lo, pois amo ler crônicas; só não sei quando isso será possível. Bexus :*

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de crônicas e quando se fala de amor então... O livro pelo visto é aqueles de se ter na cabeceira para reviver sentimentos, conforme mencionou e realmente a edição é uma perfeição que só. Quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Bruna, tudo bem?

    Acho que o Julio inovou em muitas das crônicas, porque essa temática já está batida no meio literário brasileiro. Muitos outros autores acabaram escrevendo mais do mesmo, como o Ique Carvalho e até mesmo Carpinejar. Mas fazia tempo que não me emocionava assim.

    E pessoalmente ele é mais fofo ainda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. O projeto gráfico do livor está lindo demais e me encheu os olhos, mas a premissa também me deixou instigada a ler, principalmente esses títulos grandes de capítulos.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Resenha maravilhosa!!!!

    Já estou apaixonada por essa história. A maneira como você falou dela me deixou desesperada para lê-la, para acompanhar essas crônicas, mergulhar nos sentimentos que elas despertam. Já quero demais esse livro! Necessito dele!!!!

    Eu sou nostálgica por natureza (afinal de contas, meu signo é câncer.rsrs) e sei que esse livro me fará pensar ainda mais... e talvez me deixe um tanto deprimida, mas quero ler! Quero MUITO!

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna! Gosto de livros que nos fazem refletir e esse sem dúvidas é um desses!! Tem muitas coisas que as vezes gostaríamos de falar e fazer, acabamos por deixar para lá e é nessas que perdemos muitas oportunidades. Imagino que as outras cartas do livro trazem mais mensagens bacanas para refletirmos. A edição é mesmo muito linda!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Julio!
    Menino, eu achei os títulos das crônicas lindos demais! Fora que essa edição está muito maravilhosa.
    Não tenho costume de ler crônicas, mas vez ou outra eu curto. Anotei a dica.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Esse livro é maravilhoso!
    Cheio de reflexões, crônicas lindas e envolventes. Além de uma diagramação especial. Estou encantada com essa edição, sempre que passo pela estante fico olhando o livro.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Eu adoro crônicas, to sempre lendo e acho que sempre conecta o leitor com o autor e com a mensagem que ele quer passar. Eu não conhecia o livro, nem o autor, mas essa edição da Faro está muito bonita e chamativa. Além de eu ter adorado a sua resenha, anotei a dica para um futuro!

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Concordo que livro bom não tem gênero, e pelo sua ótima resenha esse parece ser um livro maravilhoso, amo crônicas, ainda mais quando elas nos tocam dessa forma.

    ResponderExcluir
  13. Oiii tudo bem??

    Ao contrario de você odiei esse livro, achei ele chato, enfadonho, e chove no molhado.
    Cronicas que me desanimaram do inicio ao fim, e o mesmo papinho de sempre. Não consegui gostar.
    A edição está linda, como todos da faro. Mas...
    Uma pena que não gostei, e que bom que gostou.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ahh mais uma resenha linda que leio a desse livro liindo. estou louca para conferir essas crônicas, apesar de não ler, fiquei bem interessada, os texto parecem ser ótimos e tão lindos. Já quero esse livro, suas fotos estão lindas!

    beijos!
    https://blogminhaestanteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir