Título: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Ano: 2013 / Páginas: 320
Skoob
Sinopse: Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.Exceto as mulheres.Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.
Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.



Sabe quando você acaba de ler um livro e de repente bate aquela bad? Foi isso que aconteceu comigo. Não consigo expressar em palavras o quanto esse livro é incrível e o quanto amei, agradeço ao Graeme Simsion, que criou uma história maravilhosa e divertida. Don é um cara legal, mas tem dificuldades em relacionamentos (amorosos principalmente), tem poucos amigos e nunca consegue sair com ninguém. Então, para resolver esse problema, ele tem a "brilhante" ideia de fazer um questionário, onde, segundo ele, irá ajudá-lo a achar a mulher da sua vida. Gente, ele é doidinho!

Depois de ter conseguido recuperar o tempo perdido, eu não atiraria minha vida no caos mais uma vez.

Don é professor de genética em uma universidade, pense em uma pessoa inteligente e com uma memória de computador, pensou?! Esse é o Don. Além de ser um gênio, ele é sistemático e extremamente organizado, tem hora para comer, para dormir, para malhar, enfim, tem toda a sua vida programada.

Linda, divertida, engraçada, alegre e totalmente diferente do Don, essa é a Rosie. Nem preciso dizer que ela (segundo Don) é inadequada. Eles se conheceram meio que por acaso e já se gostaram logo de cara.

O Don começou a ajudar a mocinha em um projeto particular, enquanto ela, tentou mudar um pouco o jeito centrado dele. Por causa do questionário ele só conseguia enxergá-la como uma amiga, o que deixou tudo mais fofo, porque quando eles se deram conta de que o que sentiam era algo maior que amizade, aaaaawn foi lindo!

Eu convidei você para vir aqui esta noite porque, quando percebe que quer passar o resto da sua vida com alguém, quer que o resto da sua vida comece o mais rápido possível.

A ideia central do livro é o projeto esposa, porém, ele aborda outros assuntos que são interessantes, como por exemplo, a Síndrome de Asperger. O que mais me deixou apaixonada pela trama, foi com certeza o mocinho, o fato dele ser tão calmo, tão bondoso, organizadinho, fiquei tão encantada que não conseguia ler uma página sem querer abraçá-lo. Com uma leitura rápida e cativante, O Projeto Rosie entrou para a minha lista de preferidos e de recomendados, vale a pena conferir.


Amar é ter um sentimento profundo por outra pessoa, um sentimento que muitas vezes desafia a lógica.

14 Comentários