Da mesma autora de outros jeitos de usar a boca, best-seller com mais de 100 mil exemplares vendidos no Brasil. O que o sol faz com as flores é uma coletânea de poemas arrebatadores sobre crescimento e cura. ancestralidade e honrar as raízes. expatriação e o amadurecimento até encontrar um lar dentro de você. Organizado em cinco capítulos e ilustrado por Rupi Kaur, o livro percorre uma extraordinária jornada dividida em murchar, cair, enraizar, crescer, florescer. uma celebração do amor em todas as suas formas.
Poemas/Poesias  Editora Planeta de Livros • Selo Planeta
256 páginas • 2018


Resenha

O Que o Sol Faz Com as Flores é da autora Rupi Kaur - mesma autora do famoso Outros Jeitos de Usar a Boca. Este é um livro de poemas dividido em cinco brilhantes capítulos: Murchar, Cair, Enraizar, Crescer e Florescer. Cada capítulo é interligado ao outro, é como se fosse as fases pelas quais passamos ou iremos passar. Aqui nos vemos poemas que falam desde a dor até o processo de cura.

 

Murchar nos traz o que sentimos ao término de um relacionamento, são vários poemas que retratam a perda da pessoa amada e a saudade que sentimos quando essa pessoa se vai e leva o sol com ele.


Cair fala sobre dor, negatividade, depressão e diversos outros temas que são destruidores. Particularmente eu senti como se cada poema tocasse um ponto sensível em mim, eu literalmente fiquei no fundo do poço e parei para refletir a cada poema lido.

Enraizar foca no processo difícil e doloroso da imigração. É uma parte sobre sacrifício e amor. Além da saudade constante que sentem da sua terra e a forma que buscam em outras coisas, como um filme e um objeto um pedaço do que uma vez era o seu lar. Tem poemas também sobre o aborto, o sacrifício de uma mãe para a felicidade de um filho e diversas outras coisas. Confesso que nesse capítulo eu chorei e comecei a lembrar a situação que o mundo está hoje.

Crescer é uma espécie de recomeço, se a pessoa está ou não preparada para amar outra pessoa e para ela não sentir culpa por começar de novo.
se você ficasse mais bonito
o sol deixaria seu posto
e viria atrás de você

- a busca


Florescer aborda sobre o feminismo, a beleza da mulher independe de sua raça, estilo, cor. Para nós nos aceitarmos como somos, a beleza e a luz que tem em cada uma de nós. É mostrar que antigamente as mulheres não tinham a liberdade de escolha, e que nós temos o direito de viver e aproveitar a vida ao máximo!



Mais uma vez Rupi Kaur traz uma obra de tirar o fôlego e prender o leitor em cada poema. Poemas que são escritos de forma honesta e crua. Eu nunca fui adepta a ler poesia, então obrigado Rupi Kaur por trazer a minha vida este tesouro em forma de poema. São temas que devem ser abordados e sem ter medo de escrever sobre o que muitos tem medo de falar. Eu estou apaixonada por este livro então recomendo ele a todos e espero que se encantem tanto quanto eu.

Capa e Diagramação

Sabe aquele livro que você tem gosto de ter em mãos? Esse foi o caso com esse.  As edições dos livros da Rupi Kaur sempre combinam bem com a obra em si, esse é um daqueles livros que você quer tirar foto de cada página e quando tira você não sabe qual saiu mais perfeita.

 

 

por que girassóis ele me pergunta
eu aponto para o campo amarelo
os girassóis adoram o sol eu digo
quando o sol sai eles se erguem
quando o sol vai embora
eles abaixam a cabeça de tristeza
é o que o sol faz com as flores
é o que você faz comigo

- o sol e suas flores.

24 Comentários

  1. Olá! Não sou muito chegada aos poemas, mas fiquei encantada com a divisão deles no livro, conforme você mencionou. Achei lindo e delicado. Gostei de imaginar cada etapa e cada sentimento transmitido, como em cada situação a gente se sente e pensa que não vamos nunca sair daquilo. A edição é muito linda, e foi bom saber sobre este livro! Obrigada pela resenha!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro realmente tem uma edição muito linda! A editora arrasou ♥

      Excluir
  2. Nossa, que resenha linda! fiquei apaixonada!
    Parabéns!!
    Agora quanto a leitura, não sou muito fã de poesia/poemas... Não tenho a delicadeza ou sei lá como posso dizer, de compreender, absorver poemas... é frustrante.. rs
    Parabéns novamente pela resenha!!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Entendo bem o seu ponto, pensava o mesmo de mim haha ♥ Beijos

      Excluir
  3. Oi!
    Que postagem mais linda e cheia de várias emoções. Foi assim que me sentir lendo sua resenha...
    Não sou fã de poemas e tal, mas li tantas resenhas positivas do livro Outros Jeitos de Usar a Boca, que mudei de ideia a respeito e o coloquei na minha listinha. E agora vou adicionar mais esse! Cair e Crescer foram o que mais me chamaram atenção. As fotos ficaram maravilhosas é de encher os olhos, de verdade. Parabéns!
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero de verdade que você goste dos livros pois eles são incríveis ♥

      Excluir
  4. Que blog fofo, eu nao conhecia aqui e ja amei! Eu li outros jeitos de usar a boca e o livro me marcou bastante, sao poemas leves e pra serem sentidos, mas que sem duvida alguma conseguem renovar a nossa fé em certas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada! O livro de fato marca bastante, eu particularmente amei a leitura! ♥

      Excluir
  5. Amei não só a sua resenha, mas também as suas fotos! Ficaram lindas!
    Já li excelentes críticas sobre o trabalho da autora, mas não sou muito fã de poemas, então vou deixar passar a dica!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Esse quote em baixo foi a gota d'agua pra eu querer ler ainda mais esse livro! Tenho comigo o "Varias maneiras de usar a boca" e amei demais, cada página é um verdadeiro presente. Eu quero muito ter esse também, pois além de ter palavras incriveis, é lindo demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo esse último quote! O primeiro livro é de fato incrível, eu amo! ♥

      Excluir
  7. Não conhecia esse livro, e apesar de também não ser muito adepta de ler poesias (apesar de adorar), fiquei curiosa para ter esse livro em mãos. Achei demais o que capa parte fala.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Eu estou cada vez mais louca para conhecer os poemas desta autora! Já estou apaixonada por sua escrita antes mesmo de conhecê-la! Deus! Necessito muito dos livros dela!

    Já sou apaixonada por poemas e sei que irei amar esse livro!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Confesso que ver o livro dobrado nas suas fotos me apertou o coração, mas claro que o livro é eu e você faz com ele o que quiser!!!
    Não li nada da autora até agora, mas não foi por falta de indicação e elogios.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas sua resenha me deixou com vontade de conhecer mais a fundo essa leitura. Mesmo poemas não sendo os meus preferidos na lista de leituras, esse projeto gráfico me chamou atenção.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Eu não leio poemas, não consigo me conectar com o estilo, sou do tipo que precisa de mais palavras, mais história, sabe?
    Mas achei bem interessante essa conexão dos temas com as fases das flores, achei pertinente e super bem colocado nas respectivas ideias de cada um deles!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Estou lendo o outro livro da autora, estou muito dividida entre chocada, feliz, apaixonada e triste. É uma autora que tem deixado sua marca de maneira muito positiva. Estou doida para ler esse livro e me sentir dividida mais uma vez.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?

    Eu também não sou uma pessoa que lê muitas poesias e, ainda por cima, faz anos que eu não leio uma obra completa assim. Porém, eu vejo tantos elogios para essa autora, que ela já está na minha lista de desejados. Como ela parece ter um talento especial com a escrita e ainda aborda temas como o feminismo, sei que é uma leitura indispensável e, talvez, ela me faça gostar novamente de poesia <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu tenho visto muitas pessoas elogiando os livros dessa autora, especialmente Outros jeitos de usar a boca. No entanto, como você, eu também não sou muito fã de poesias. E, mesmo você tendo gostado tanto da leitura e a autora trazendo temas tão relevantes em seus poemas, não senti curiosidade de ler. Já li uns dois ou três poemas de Outros jeitos de usar a boca e não me tocou, então, sinto que este livro também não irá funcionar para mim.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado tanto da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não sou de ler poemas também, mas quando leio resenhas que falam tão bem de livros assim, eu fico tocada a ler, poesias são lindas e são ótimas para nos ajudar a superar algo, e essa reunião com esses estágio são ótimos, já irei colocar na lista, e espero poder ler, também tenho muita curiosidade de ler "Outros jeito de usar a boca" espero poder ler algum ainda esse ano! A capa é linda mesmo, suas fotos estão maravilhosas, parabéns!

    beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá, como vai?
    Sou apaixonado por livros de poemas e fico contente quando vejo um lançamento desse tipo. Gostei da sua resenha, e da forma como o livro é dividido, trazendo sempre poemas recorrentes ao tema proposto. Amei a capa e diagramação, espero poder conferir logo

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu não curto poesia, por isso esse livro não me chama atenção, mas achei legal a sequência dele abordar fases da vida, para quem gosta de poesia isso deve ser legal.
    Beijos,
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  18. Tudo ótimo! A obra de fato é de tirar o fôlego ♥

    ResponderExcluir