Há vinte anos Claire Randall voltou no tempo e encontrou o amor de sua vida – Jamie Fraser, um escocês do século XVIII. Mas, desde que retornou à sua própria época, ela sempre pensou que ele tinha sido morto na Batalha de Culloden. Agora, em 1968, Claire descobre, com a ajuda de Roger Wakefield, evidências de que seu amado pode estar vivo. A lembrança do guerreiro escocês não a abandona… seu corpo e sua alma clamam por ele em seus sonhos. Claire terá que fazer uma escolha: voltar para Jamie ou ficar com Brianna, a filha dos dois.  Jamie, por sua vez, está perdido. Os ingleses se recusaram a matá-lo depois de sufocarem a revolta de que ele fazia parte. Longe de sua amada e em meio a um país devastado pela guerra e pela fome, o rapaz precisa retomar sua vida. As intrigas ficam cada vez mais perigosas e, à medida que tempo e espaço se misturam, Claire e Jamie têm que encontrar a força e a coragem necessárias para enfrentar o desconhecido. Nesta viagem audaciosa, será que eles vão conseguir se reencontrar?
Série Outlander  Romance Histórico • Ficção • Editora Arqueiro
992 páginas • 2018


Resenha

Outlander: O resgate no mar é o terceiro livro da série Outlander publicada no Brasil pela Editora Arqueiro e escrita pela autora Diana Gabaldon. A série de livros acabou ganhando uma adaptação em forma de série que atualmente irá entrar em sua quarta temporada, seguindo quase fielmente a história contada nos livros, para alegria de todos os fãs.

Este livro se inicia no ano de 1968, anos após deixar Jamie, Claire agora está quase nos seus cinquenta anos, viúva e com uma filha praticamente adulta. Algum tempo após a morte de seu marido, Frank, Claire acaba tendo que fazer uma viagem para a Inverness, Claire começa a relembrar do início da grande aventura da sua vida e principalmente do amor que foi obrigada a abandonar devido a guerra, um amor que até então ela acreditava ter morrido na Batalha de Culloden.
Ela viajara através das pedras, através o tempo; suspeita de ser uma espiã, presa como bruxa, arrancada por um inimaginável capricho das circunstancias dos braços de seu primeiro marido, Frank Randall. Três anos mais tarde, seu segundo marido, Jamie Fraser, a enviara de volta através das pedras, grávida, num esforço desesperado para salvar a vida dela e a da sua filha ainda por nascer do desastre que logo o engolfaria.
Em uma busca com a ajuda de Roger - filho do reverendo que foi amigo de Frank e que fomos apresentados no primeiro livro, A Viajante do Tempo - e sua filha Brianna, Claire descobre que Jamie Fraser não foi morto na batalha e sim que após a guerra ele foi preso e não há nenhum relato ou confirmação de sua morte. Com a esperança de que Jamie está atualmente vivo no outro tempo, Claire não consegue se conter e decide voltar para o círculo de pedras - Craigh na Dun - que funcionam como um portal para outra época. Sua filha Brianna não depende mais dela, mas a dor de abandonar a filha pesa em sua decisão.
Não sei se eu poderia achar Jamie Fraser ou não, talvez só você possa. Mas, se você não tentar, então eu tentarei. Não entende, mamãe? Ele tem que saber... ele tem que saber que conseguiu, ele conseguiu o que queria para nós. Alguém tem que encontrá-lo e contar-lhe. Conte-lhe que eu nasci.
Claire passou anos casada com um homem que ela não amava da forma que ele deveria ter sido amado, e que o grande amor de sua vida e pai de sua filha teve que deixá-las ir para garantir a segurança delas. Essa dor ao ter sido separada de Jamie sempre esteve pressente em seu coração. Nada nunca mais foi o mesmo depois desse dia, então Claire acabou vivendo em prol de sua filha e de sua carreira.
Um dia, eu me achara uma pessoa inteira – fora capaz de amar um homem, gerar um filho, curar os enfermos – e considerava tudo isso parte natural de mim, não os fragmentos difíceis, confusos, em que minha vida agora se desintegrara.
Com a decisão tomada de voltar para a Escócia do século XVIII, Claire ao chegar lá ela vai em busca do local em que ela acredita que o seu escocês ruivo, Jamie Fraser, está habitando e trabalhando como um tipografo. Claire não demora para encontrá-lo, para a alegria dos fãs, porém descobrir certas coisas sobre o que aconteceu durante o tempo em que eles tiveram separados causam dores e discussões, então um momento que era para ser um reencontro apaixonado e prazeroso acaba se tornando um caos total digno de Claire e Jamie.
É errado eu ter você? Eu fico pensando... será culpa minha? Terei cometido um pecado tão grande, desejando-a tanto, precisando mais de você do que da própria vida? [...] Deus deu você para mim; como posso não amá-la?
Muitas coisas acontecem e reviravoltas surpreendentes são presentes no livro inteiro, algo bem típico da maravilhosa Diana Gabaldon. Ao decorrer do livro, ocorre uma eletrizante aventura em que Jamie e Claire tem que viajar e cruzar o mar para as Índias Ocidentais em busca de seu sobrinho, o Jovem Ian, porém nada será fácil, principalmente quando fantasmas do seu passado retornam inesperadamente e tornam tudo ainda mais difícil e confuso.

Neste incrível livro nós temos mais de um ponto de vista pois inicialmente temos uma breve história sobre a vida do Jamie após a Batalha de Culloden o que para mim foi essencial para entendermos melhor sobre o que formou o Jamie atual, o que conhecemos neste livro. Também mostra como Jamie passou a ser conhecido como Dunbonnet e acabou se tornando uma lenda.
Dunbonnet significa um gorro marrom comum, certo? Ele usava um gorro o tempo todo, porque possuía cabelos que chamavam a atenção e podiam ser reconhecidos.
Apesar de terem se apaixonado perdidamente no passado, Claire e Jamie tem que reconstruir seu relacionamento com as pessoas que eles são hoje em dia, sabendo que muitos anos de suas vidas eles permaneceram afastados um do outro e que diversas coisas aconteceram durante este período de tempo.
Não sei bem o que eu estava esperando. Uma reprise da fúria galopante que acompanhara nossa derradeira despedida? [...] Mas éramos estranhos agora, mal nos tocando, cada qual buscando o caminho da união.
A filha de Jamie e Claire também não foi esquecida na história, algumas cenas ao decorrer da leitura nós vemos a mocinha e algo muito surpreendente acontece o que já nos dá uma boa sensação de expectativa para o quarto livro.

Capa e Diagramação

Para quem não sabe a Editora Arqueiro inicialmente dividiu este livro em duas partes, pois uma parte em si é bem grande, porém nesta nova edição nós temos uma capa diferente e as duas partes contidas em um só livro, o que o deixou uma montanha prazerosa de páginas. A capa do livro contém os protagonistas da série de tv, Caitriona Balfe como Claire Randall e Sam Heughan como Jamie Fraser. A diagramação do livro como sempre está impecável e sem nenhum erro. Acredito que a Editora fez a escolha certa em unir as duas partes, e para fãs como eu, botar os atores na capa também foi algo magnifico!

 

 

12 Comentários

  1. Hello! Tudo bem?
    Ainda nao li nada de Outlander, mas sempre fui muito curiosa com a premissa, acho lindo demais essa história de amor que ultrapassa o tempo e a distancia.
    Claire e Jamie sao um casal que nos faz pensar que tudo é possivel.
    Nao sabia que os livros mostravam eles mais velhos, gostei de saber sobre a filha deles e um dia ainda pretendo ler todos, tenho que ter tempo e coragem pra encarar, haha.
    Linda resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente essa é uma série que não me chama a atenção, assim como a que virou série de tv não me é atrativa. Por outro lado senti uma pontinha de curiosidade para conhecer mais desse passado de Claire e Jamie, talvez devesse dar uma chance, vai que me apaixono.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi oi!

    Tudo bem? Então Outlander <3 aquela série amorzinha da minha vida que me fez ficar ainda mais apaixonada pela Escócia (sério, virou um vício pesquisar sobre o país depois de ter começado a ler!). A série é igualmente favorita para mim.

    O Resgate no Mar é incrível, devorei os volumes 1 e 2 em pouquíssimo tempo porque a Diana Gabaldon é incrível e realmente me surpreendeu muito os rumos que a história tomou aqui.

    Detesto o que a Arqueiro tá fazendo com as capas, sério, qual a necessidade disso? Não tenho a menor paciência para editoras que ficam relançando livros com capas de filme/séries. Bate uma antipatia danada.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Não sabia que a série demorava tantos anos, pensei que a Claire estaria nova até pelo menos os últimos livros. Achei legal ela ter uma filha, mas mesmo assim sinto que as coisas estão correndo - não no livro, já que só comecei a ler o primeiro, mas na série, já que tem trocentos exemplares kkkkk.
    Espero conseguir me animar para continuar a leitura, só de pensar na quantidade de livros já fico desanimada rsrs

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro dessa série e fiquei com medo de pegar spoiler, mas não me importei muito, pois, quando eu desejar ler esse livro, já devo ter esquecido. Gostei muito do que você disse sobre o livro e achei muito legal o casal ter precisado reconstruir seu relacionamento, acho que isso só corrobora para o amor verdadeiro entre eles.
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Hey!
    Faz um tempo que eu comecei a ler Outlander, nem me lembro em qual livro parei.
    Mas é uma série que com certeza eu vou quer tela na minha estante futuramente e sua resenha deixou um gostinho saudoso.
    Parabéns pelas fotos!
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Os livros de Outlander são enormes e ainda assim já li todos que a autora lançou. Eu amei essa edição com a capa da série e quero muito, só tenho um com a capa antiga. Como fui gulosa e li tudo em ebook, não comprei em físico. Eu AMO demais tanto a série quanto os livros! Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  8. Oi

    Até agora eu só assisti a série, mas eu amo muito ela. Não tive a chance de ler os livros, o preço não ajuda muito para que eu consiga comprá-los. Mas estou muito ansiosa para o dia em que eu vou poder ler todos os livros dessa série. Muitos elogiam muito e dizem que é muito bom, e eu quero tirar essa prova.

    ResponderExcluir
  9. Conheci teu blog tem só alguns dias e já to amando, o teu cuidado com as fotos em especial é sensacional! Essa é uma série que to namorando tem um tempinho, sei que vou amar realizar a leitura e o trabalho dessa editora é magnifico.

    ResponderExcluir
  10. Olá, que bacana saber que as duas partes foram unidas nesse volume. Eu ainda não li esse livro, mas achei interessante saber que ele se passa tantos anos após o início da história do casal. Ótima a sua resenha.

    ResponderExcluir
  11. Olá. Não imaginava que o livro seria tão grande, pois sempre vejo resenhas apenas da série, mas fico feliz de conhecer através de sua crítica um pouco mais da publicação. Fiquei bem tentado a ler. Mas estou com tantas leituras, que pegar um deste tamanho não está nos planos.

    ResponderExcluir
  12. Olá!!
    Amei a sua resenha e lendo ela comecei a lembrar alguns trechos do livro, que infelizmente ainda não tenho nenhum físico apenas ebook. Essa série está na minha lista de desejados a bastante tempo e pretendo ter todos físicos na minha estante ainda esse ano.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir